User Tools

Site Tools


tutoriais:tunel_ssh_windows

Acessando proxy através de túnel SSH no Windows

Forma 1: redirecionando para nosso servidor proxy

Parte independente de navegador

Requisitos para este tutorial: Windows, programa emulador de terminal Putty (disponível em http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/) e um navegador.

  • Execute o programa Putty e faça a seguinte configuração: Na parte da esquerda, clique em “Connection” → “SSH” → “Tunnels” (no quadro vermelho na imagem abaixo) Caso não esteja aparecendo por padrão a opção Tunnels, basta clicar no sinal de + na frente do SSH.
  • Na parte Add New Fowarded Port, Em Source Port digite 3128. Em Destination, digite proxy:3128 e clique em Add.
  • No menu da esquerda, clique em Session (no quadro vermelho na imagem abaixo). Em host name, digite ime.usp.br (que é o nosso servidor para acesso externo). Certifique-se de que já foi requisitado o acesso externo do usuário que irá utilizar o proxy através do e-mail admin@ime.usp.br ). Se desejar salvar essas configurações, digite um nome para ela em Saved Sessions e clique em Save.
  • Clique em Open, será pedido seu nome de usuário (quadro vermelho na imagem abaixo) e senha (quadro verde na imagem abaixo)

Obs: Note que o cursor não se move quando a senha é digitada. A senha a ser utilizada é a mesma do e-mail do IME.

Parte dependente de navegador

Internet Explorer

  • Após estar conectado, faça o seguinte: Abra o seu navegador e edite as configurações de Proxy. No Internet Explorer por exemplo, vá em Ferramentas → Opções da Internet e clique na guia Conexões e depois no botão “Configurações da Lan”.
  • Em “Servidor Proxy”, Marque a opção “Usar um servidor proxy para a rede local” e digite o endereço “localhost” e na porta “3128”.
  • Clique em Ok e depois novamente em Ok e a partir de agora, todas as conexões estão passando pelo IME, permitindo o acesso aos sites que estão restritos para a rede do IME ou da USP.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Após fechar o programa Putty, NENHUMA CONEXÃO irá funcionar mais! Será necessário ir novamente nas configurações de Proxy do seu navegador… no Internet Explorer por exemplo seria: Ferramentas → Opcões da Internet → Conexões → Configurações da Lan e DESMARCAR a opção “Usar um servidor proxy…”.

Firefox

É possível configurar o Firefox assim como o Internet Explorer para usar proxy. Para tanto, basta abrir o menu no canto superior direito, depois ir em Preferências, depois Avançado (na lista à esquerda), depois clicar em Rede, depois em Configurações.

Lá, clicar em Configuração manual de proxy e preencher o HTTP com localhost e porta como 3128 igual ao configurado no Putty. Por fim, clicar em ok.

OBS: Após fechar o programa Putty, NENHUMA CONEXÃO irá funcionar mais! Será necessário desmarcar o Configuração manual de proxy clicando em Sem proxy.

Outra possibilidade

Usar o FoxyProxy e configurar adequadamente.

tutoriais/tunel_ssh_windows.txt · Last modified: 2017-04-19 15:22 by gnann