User Tools

Site Tools


start

Wiki da Rede IME

Aqui nesta wiki há um punhado de informações acerca da vida digital na USP e, em particular, no IME. Existe página anterior com outras referências, mas não garantimos se o conteúdo é atualizado.

Guia de sobrevivência

Versão tl;dr das informações. Caso desejar, há a versão mais detalhada abaixo.

Em essência, é imprescindível:

  1. Inscrever-se na lista de email do programa de pós.

Serviços

O IME disponibiliza à comunidade diversos serviços de informática. Alguns deles são acessíveis via senha única, outros a partir de uma conta na Rede IME.

Email

O email @usp.br e o email @ime.usp.br são disponibilizados pela STI via parceria com a Google. Para criá-lo, basta acessar https://id.usp.br e seguir os procedimentos. Criado o email, o acesso se dá pelo endereço http://email.usp.br. Temos diversos guias de configuração do email.

Não esqueça de se inscrever na lista de email do programa de pós.

Internet

O acesso à Internet se dá através da rede eduroam utilizando a senha única. Para configurá-la, siga as configurações em https://eduroam.ime.usp.br.

Conta na Rede IME

A conta na Rede IME destina-se ao uso dos recursos locais de informática. Para criar sua conta na Rede IME é necessário ter criado o email @ime.usp.br em https://id.usp.br. Em posse da conta de email, basta acessar https://criaconta.ime.usp.br.

Alguns recursos disponibilizados:

  • acesso aos laboratórios, impressoras e página pessoal. Não pedimos envio de senha, nem veiculamos formulários de recadastro via email. Ignore-os caso receber, pois trata-se de fraude;
  • armazenamento: 2GB de armazenamento compartilhado entre laboratório e página pessoal. Caso precisar aumentar o espaço, escreva para nós;
  • impressão: disponibilizamos três impressoras de acesso público nos blocos A e B com 200 páginas de quota de impressão por mês. São elas:
    • moby: bloco A: na própria sala A130;
    • escada: bloco A: no segundo andar, perto do auditório;
    • compasso: bloco B: no primeiro andar, perto do banheiro.

Sistemas USP

Uma parcela dos sistemas disponíveis na USP está localizada em https://uspdigital.usp.br/. Lá, por exemplo, é possível encontrar referência para o Janus.

Para acessar os sistemas USP, é necessário possuir um Número USP e ter realizado o primeiro acesso.

Há alguns sistemas que estão fora do https://uspdigital.usp.br/. Dentre eles:

start.txt · Last modified: 2019-08-15 18:56 by gnann