User Tools

Site Tools


tutoriais:nobreak

Preciso de um nobreak?

Possivelmente a sua resposta é: Não!

Vamos às argumentações:

Os nobreaks são equipamentos que são utilizados para manter funcionando por um curto período de tempo um computador em caso de queda de energia. O preço aumenta conforme a autonomia ou a potência máxima aumentam.

Qual o problema?

Os nobreaks mais baratos que estamos acostumados a ver por aí não possuem uma autonomia que possa segurar seu equipamento por várias horas. Assim, ele funciona para segurar o seu computador por alguns minutos para você salvar seu trabalho. Vamos supor que você tenha deixado seu trabalho não salvo no computador ligado e saiu da frente do computador. Possivelmente não voltará a tempo de salvar o trabalho e assim o nobreak não terá adiantado de muita coisa.

Outro problema: as pessoas se esquecem que esse tipo de equipamento tem um desgaste natural da bateria. Após alguns meses a autonomia já cai bastante e após uns 2 anos a bateria não consegue mais segurar nem aquelas pequenas alterações na energia que em situação normal nem desligariam o computador mesmo sem o nobreak. Nessa situação, as pessoas acabam só lembrando de trocar a bateria depois que deu uma pequena piscada de luz e o computador desligou. E aí nesse caso o nobreak também não terá adiantado de muita coisa.

“Mas estou fazendo um trabalho e acabou a luz”. Muitos dos softwares hoje em dia oferecem um esquema de salvamento automático que pode oferecer para retomar seu trabalho do ponto que você estava: Navegadores de internet por exemplo podem oferecer para restaurar suas páginas, clientes de e-mail podem manter um rascunho da mensagem que você estava escrevendo, editores de texto podem ir salvando um backup automático enquanto você digita… E você também pode se prevenir salvando o seu trabalho de tempos em tempos para minimizar seu problema. Se você está programando um software para fazer cálculos que vão demorar para processar, crie checkpoints no seu código para que o resultado possa continuar de onde parou em caso do programa encerrar.

“Ainda assim quero garantir que meu sistema não perca o meu trabalho quando estou fazendo uma atividade XYZ”. Lembre-se: nobreak em bom estado mitiga apenas problemas relacionados à falta de energia. Há sempre os riscos de seu sistema operacional falhar, seu programa fechar por falha, o hardware do seu computador falhar e até ações do tipo “fechei o programa sem querer”… Em nossa experiência aqui no IME, as pessoas tem seu serviço interrompido muito mais vezes por esses outros motivos do que por falha na energia elétrica. Se prevenir salvando o progresso do seu trabalho para evitar desastres acaba incluindo a queda de energia, tornando nobreaks coisas totalmente supérfluas.

“Mas os servidores da rede não precisam de nobreak então?” Sim, precisam! Os servidores da rede precisam e são agraciados com nobreaks potentes, pois o tipo de serviço que eles desempenham não pode parar. Eles lidam com dados importantes e conversam com outros servidores no mundo para trocar e-mails, atender usuários remotos, servir arquivos… Com a quantidade de informação que esses servidores lidam por segundo, um desligamento forçado implica que todas essas informações seriam pausadas e isso levaria algumas horas para reestabelecer o andamento normal e afetaria diversos usuários, diferente de um computador pessoal servindo apenas a um usuário (ou alguns poucos) que tem total controle de poder salvar o trabalho de tempos em tempos.

Assim, antes de gastar dinheiro com um nobreak barato, pense se realmente ele é necessário ou só é um item que vai te dar a falsa segurança de que o seu computador nunca vai desligar. Reescrevendo: A nossa experiência ao longo dos anos indica que há muitas outras variantes que fazem um computador parar mais vezes do que a falta de energia por si só, e essas variantes não são resolvidas com o uso de nobreak. Se prevenir para não perder o trabalho já é suficiente para não ser necessário um nobreak de pequeno porte.

tutoriais/nobreak.txt · Last modified: 2017-09-12 10:23 by alopes