User Tools

Site Tools


tutoriais:snapper

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
tutoriais:snapper [2019-03-15 10:03] – external edit 127.0.0.1tutoriais:snapper [2019-08-13 16:17] (current) – removed gnann
Line 1: Line 1:
-====== Utilizando o Snapper para controlar snapshots em partições Btrfs ====== 
  
-===== Que raios é Btrfs ===== 
- 
-O sistema de arquivos Btrfs é uma alternativa ao tradicional Ext4. Enquanto o Ext4 é popularmente utilizado em distribuições Linux por sua robustez e confiabilidade, alguns sistemas de arquivos vem ganhando espaço em algumas distribuições por aplicarem novas funcionalidades ao sistema de arquivos. No caso do Btrfs, que se tornou o sistema de partições padrão do openSUSE (é possível escolher Ext4 ou outros formatos, porém o padrão que vem preenchido no instalador é o Btrfs), algumas das vantagens propostas incluem por exemplo a deduplicação de arquivos, a verificação e correção automática de arquivos e a criação de "snapshots", que seriam como uma cópia do sistema completo no instante que foi solicitado, tornando simples voltar o sistema ao estado anterior. 
- 
-===== O que é o Snapper? ===== 
-Snapper é o programa que ajuda a controlar os snapshots do sistema e possui uma série de comandos e configurações para ajudar no manuseio... Com ele você pode configurar como os snapshots devem se comportar, quando limpar automaticamente os snapshots, mudar o sistema para um snapshot anterior, desfazer a mudança de um snapshot anterior, etc... 
- 
-===== Documentação ===== 
-Há uma página com a documentação e exemplos disponível em [[https://doc.opensuse.org/documentation/leap/reference/html/book.opensuse.reference/cha.snapper.html]]. O guia faz parte da documentação oficial do openSUSE, que nos últimos anos é a comunidade que tem mais participado ativamente do desenvolvimento do Btrfs. 
- 
-===== Problemas que podem ocorrer ===== 
-Cada snapshot pode utilizar um espaço adicional. Mesmo com a deduplicação de arquivos, se os arquivos de sistema mudarem muito frequentemente (muitas atualizações por exemplo), pode acabar que os snapshots acabem usando o disco todo. Na configuração padrão normalmente já estão excluídos diversos diretórios que não são essenciais para o sistema. 
- 
-No caso de seu sistema raiz ficar cheio por conta de muitos snapshots, você pode manualmente remover alguns snapshots. Quanto mais antigo o snapshot, provavelmente que mais espaço será liberado. 
- 
-Primeiro liste os snapshots com: 
-  snapper list -a 
- 
-Remova o snapshot desejado pelo número 
-  snapper delete #NUMERO(S)# 
- 
-**Pergunta:** posso danificar meu sistema fazendo isso? 
-Os snapshots são como se fossem backups de rápida recuperação para caso você necessite voltar no tempo para desfazer alguma instalação/desinstalação/alteração do seu sistema. Se o seu sistema está funcionando corretamente e apenas falta espaço e você não pensa em voltar no tempo para desfazer alguma das últimas mudanças, não irá ocorrer problema nenhum, já que alguns subvolumes de configuração e de arquivos do usuário por padrão estão excluídos da ação do snapper. Você perderá apenas a chance de voltar no tempo para aquele snapshot específico que você quer deletar. 
- 
-Em resumo, se seu sistema está funcionando bem nos últimos tempos, apague os snapshots mais velhos sem dó. 
- 
-**Pergunta:** snapshots são backup? 
-São parecidos, mas NÃO! Snapshots são dedicados para rápida recuperação em caso de problema no seu sistema. Digamos que você tem um computador que atualizou e algo deu errado e você quer desfazer. Ou trabalha com uma página web e quer mudar para o novo site, com possibilidade de voltar facilmente para o estado anterior em caso de falhas. Normalmente os snapshots ficam na mesma partição dos arquivos que serão afetados pelo snapshot e dependem do sistema de arquivos. 
- 
-Já os backups são cópias do arquivo completas que em caso de falha crítica do sistema, será possível recuperá-los, mas para tanto, normalmente residem fora do sistema de arquivos, preferencialmente até fora do computador que tem os arquivos originais para o caso de falhas críticas (explosão, fogo, enchente, soterramento, e outros tipos de desgraças). 
- 
-Alguns programas de backup chegam a utilizar mais ou menos a técnica dos snapshots, como por exemplo o Backintime. Nesse caso, ele mantém uma cópia do arquivo e a cada vez que roda, ele faz um "hardlink" dos arquivos que se mantiveram e faz uma nova cópia apenas dos arquivos que mudaram. Mas ainda assim, é um programa de backup, não um snapshot. 
tutoriais/snapper.1552655032.txt.gz · Last modified: 2019-03-15 10:03 by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki