User Tools

Site Tools


tutoriais:fim_do_suporte_ao_windows_xp

Fim do Suporte ao Windows XP

O suporte do Windows XP encerrou no dia 8 de Abril de 2014. Neste caso, a Microsoft deixará de fornecer atualizações ao sistema daqui pra frente. Essas atualizações geralmente corrigem algumas partes do sistema que poderiam ser exploradas por pessoas má intencionadas. É verdade que um sistema desatualizado é mais vulnerável a receber ataques, porém normalmente esses ataques direcionados não acontecem ao acaso.

Um computador de usuário final normalmente não sofre ataques diretos sem que a pessoa atacante tenha interesse em algo valioso para ela e que ela saiba que aquele computador tem o que ela precisa. Normalmente os ataques a computadores dos usuários finais acontecem de outra forma, como e-mails de **Phishing** ou páginas falsas e páginas de propaganda. Além do mais, os computadores na rede do IME ficam por trás de um servidor que não permite acesso direto à maioria dos computadores, o que dificulta que alguém na Internet tente explorar possíveis falhas diretamente em nossos computadores locais com Windows XP. Obviamente o risco existe, porém há algumas atitudes que minimizam esse risco a praticamente zero, como por exemplo: não enviar senhas por e-mail, não clicar em links suspeitos, não navegar em sites estranhos ou utilizar programas duvidosos e manter antivírus atualizado.

Perguntas Frequentes:

  • Meu computador vai parar de funcionar?

R: Não.

  • Vou perder os meus arquivos?

R: Não.

  • Vou ser invadido aleatoriamente por hackers?

R: Muito provavelmente não. Pelo menos não apenas por isso. Veja o texto acima

  • Vocês mandaram um e-mail dizendo que minha conta … e pedindo para eu clicar em … para não perder a conta…

R: Não

  • Vocês pediram minha senha?

R: Não

  • Mas meu computador precisa ser atualizado?

R: Sim!

  • Vocês podem atualizar amanhã?

R: Não.

  • Qual o procedimento para atualizar o meu computador?

R: Professores poderão adquirir uma licença do Windows sem custos através do programa DreamSpark da Microsoft. Se você ainda não tem a sua conta, siga os passos em dreamspark. Após receber a sua conta, abra um chamado em Chamado da SI e aguarde. Para os funcionários, a SI irá levantar a quantidade de licenças necessárias para comprar e após adquirirmos as licenças começaremos a migrar os computadores administrativos. O programa DreamSpark não atende aos computadores administrativos.

  • Mas aí se eu pedir hoje vocês podem atualizar amanhã?

R: Os chamados serão atendidos de acordo com a demanda dos chamados. Poderemos postergar o atendimento a pedidos dos usuários atendidos, porém não temos como adiantar o serviço. Depende do número de chamados que estaremos atendendo.

  • Quanto tempo demora?

R: Não é um serviço rápido. Ficará na SI pelo tempo mínimo necessário, porém boa parte desse tempo é gasto com tarefas do computador que não podemos acelerar (instalações/atualizações/cópias de arquivos).

tutoriais/fim_do_suporte_ao_windows_xp.txt · Last modified: 2014-04-09 09:22 by gnann