User Tools

Site Tools


servicos:email

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
Next revision
Previous revision
Next revisionBoth sides next revision
servicos:email [2011-09-26 15:56] hcabralservicos:email [2013-04-17 11:41] leoboiko
Line 1: Line 1:
-=====Correio Eletrônico=====+======Correio Eletrônico (email)======
  
-O Serviço de Correio Eletrônico possibilita aos funcionários docentesnão docentes e pós-graduandos uma conta de correio eletrônico sob o domínio @ime.usp.br+Usuários da rede IMEao serem cadastrados, recebem um endereço de email da forma //usuario//''@ime.usp.br'' .
-O acesso ao serviço pode ser feito de duas formas: através do serviço de Webmail ou através de cliente IMAP/POP3.+
  
-  *Webmail – o usuário poderá acessar e enviar mensagens de qualquer lugar, onde tenha acesso a Internet, através de um navegador (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Konqueror) pelo endereço http://webmail.ime.usp.br 
  
-  *Cliente IMAP/POP3 o usuário poderá acessar e enviar mensagens configurando um cliente IMAP ou POP3 (A SI recomenda e dá suporte apenas ao programa Mozilla Thunderbird). Recomendamos o uso do protocolo IMAP ao invés do POP3.+Note que a rede IME só está disponível para docentes, funcionários e pós-graduandos.
  
-Para usuários que acessam e enviam mensagens através dos servidores unix/linux, a rede disponibiliza dois aplicativos não gráficos:+===== Acessando os emails =====
  
-  *Mutt - cliente de e-mail que possibilita combinações com diversos aplicativos, sendo possível ler documentos html, pdf, power point, rtf, excel, spreedsheet entre outros, convertendo-os para modo texto ou associando suas extensões a aplicativos instalados nos servidores da rede. Está substituindo o pine por sua versatilidade e estabilidade. +Existem duas formas de acessar as mensagens:
  
-  *Pine - cliente de e-mail ("leitor de mail") baseado em texto e cliente de news. Ele é dirigido tanto para novatos como para usuários experientes. Inclui um editor fácil de usar - pico - para compor mensagens. Atualmente está caindo em desuso pelos usuários, sendo substituído pelo Mutt. **Não recomendamos o uso do Pine**, pois ele usa um formato de armazenamento de mensagens incompatível com o webmail.+  * **Webmail** : Acessível pela Internet em qualquer navegadorem http://webmail.ime.usp.br .
  
 +  * **Cliente IMAP** : Programas de email que entendam o protocolo IMAP.  Usar as seguintes configurações: FIXME
 +
 +==== Acessando emails no console Linux ====
 +
 +Para quem usa os servidores da rede interna, os emails estão disponíveis no formato Maildir em ''$HOME/Maildir'' .  É possível acessá-los com qualquer programa que entenda o formato.  Os seguintes programas funcionam no console (isto é, sem precisar do modo gráfico):
 +
 +  * [[http://www.mutt.org|Mutt]]: Cliente de email poderoso e superior ao pine.  Faz tudo o que você imaginar (//threads//, PGP, IMAP, conversão de anexos…) e é extremamente customizável.
 +
 +  * [[http://www.washington.edu/alpine/|Alpine]]: Cliente de e-mail para pessoas acostumadas com o antigo Pine.  Funciona com o formato Maildir, usado na rede IME.
 +
 +  * Pine (**em desuso**): Cliente de email arcaico e não-livre, sem suporte ao formato Maildir.  Não é recomendado seu uso na rede IME.
 +
 +
 +===== Enviando emails =====
 +
 +É possível enviar emails  [[http://webmail.ime.usp.br|pelo webmail]], em qualquer lugar com acesso à Internet.
 +
 +O IME também oferece envio diretamente pelo servidor SMTP, para outros programas de email, mas **apenas** dentro da rede interna.  Para isso, use o servidor ''smtp.ime.usp.br'' .
 +
 +Para enviar mensagens de fora do Instituto, e sem usar o webmail, é necessário usar o servidor SMTP de seu provedor de acesso à Internet.
 +
 +===== Filtragem de spam no IME=====
 +
 +O IME usa várias técnicas simultâneas para diminuir a quantidade de spams (emails de propaganda indesejados).
 +
 +Mensagens que o sistema classifique como spam são entregues na pasta de email "''spam''" Essas mensagens são **apagadas automaticamente** depois de **90 dias**.
 +
 +Caso os filtros de spam estejam classificando mensagens incorretamente, é possível [[tutoriais:treinando_os_filtros_de_spam|treiná-los]] de forma personalizada.
 +
 +==== Detalhes técnicos da filtragem de spam ====
 +
 +
 +Todos os emails que chegam no IME passam automaticamente pelo sistema [[http://spamassassin.apache.org|Spamassassin]] e também pelo [[http://nuclearelephant.com|DSpam]].  **Não é necessário** chamar esses programas manualmente no ''.procmailrc'' ou ''.mailfilter'' (exceto se você quiser fazer algo diferente você mesmo).
 +
 +O Spamassassin costuma funcionar melhor que o DSpam sem treinamento.  O DSpam reage mais fortemente a treinamento.
 +
 +  * Se o Spamassassin classificar a mensagem como spam, o seguinte header estará presente:
 +
 +<code>
 +X-Spam-Status: Yes
 +</code>
 +
 +  * Se o DSpam classificar a mensagem como spam, o seguinte header estará presente:
 +
 +<code>
 +X-DSPAM-Result: Spam
 +</code>
 +
 +  * Se **qualquer um** dos dois filtros classificar como spam, a configuração padrão do IME (via Procmail ou Maildrop) é entregar na pasta ''spam''.
 +
 +O treinamento dos filtros é mantido em bases SQL.
 +
 +O IME também faz uso de listas de bloqueio por DNS (Spamhaus e Spamcop), rejeição por conteúdo (Razor), e rejeita domínios desconhecidos.  Não usamos //graylisting// porque boa parte da nossa comunidade é sensível a atrasos na entrega.
servicos/email.txt · Last modified: 2023-11-21 10:40 by alopes

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki