User Tools

Site Tools


ps-t-001

Frase :

Se você não sabe quem é a pessoa que te mandou um e-mail, NÃO ABRA. (apresentada em PS-f-001)

Resumo :

Correspondência eletrônica não solicitada, pode induzir o usuário a executar atos indesejados. A utilização de um meio eletrônico requer cuidado e atenção constante. A utilização de computadores de uso público também requer esta atenção. Embora existam profissionais garantindo a usabilidade do equipamento, o mau uso pode comprometer o seguimento de rede em uso.

Tema :

Recebemos diariamente inúmeros e-mail os quais não sabemos o porquê de os receber. Este e-mail pode ser um simples “spam” ou um complexo “phishingscan”. Pode conter uma inocente propaganda sobre um produto ou abrigar um programa de computador com objetivos maliciosos, “malware”. O bom uso e costume dos meios eletrônicos requer uma atenção especial para as comunicações recebidas a fim de minimizar incidentes e de manter um uso saudável deste meio. Adotando a postura de atenção constante uma simples observação do local indicado para clicar pode trazer informação sobre a veracidade da correspondência.

A imagem ao lado mostra a forma mais corriqueira de identificação de fraude em link. Apresenta um endereço supostamente endereçado ao site www.bb.com.br, mas ao descansar o mouse sobre o endereço observa-se uma divergência entre estes endereços. Apresenta o verdadeiro endereço de destino da conexão indicada para o momento de clicagem.

Glossário :

phishingscan - foi um termo originalmente criado para descrever o tipo de fraude que se dá através do envio de mensagem não solicitada, que se passa por comunicação de uma instituição conhecida, como a Receita Federal, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas, projetadas para furtar informações pessoais e financeiras da vítima….. (Visto em 05-04-2016-13:33hs - https://pt.wikipedia.org/wiki/Amea%C3%A7as_a_computadores#Spam_e_Phishing )

spam - …Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários.….(Visto em 05-04-2016-13:33hs - https://pt.wikipedia.org/wiki/Spam )

malware - termo do inglês “malicious software”, é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos…..(Visto em 05-04-2016-13:23hs - https://pt.wikipedia.org/wiki/Malware )

Referências : .

Autor : Asciutti, César Augusto. – SI-IME-USP – abr.2016 –

Revisão : .

ps-t-001.txt · Last modified: 2016-04-06 14:52 by asciutti