User Tools

Site Tools


dicas:ditroslinux

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
Next revision
Previous revision
Last revisionBoth sides next revision
dicas:ditroslinux [2017-08-23 09:17] – [CentOS] alopesdicas:ditroslinux [2019-03-15 10:03] – external edit 127.0.0.1
Line 22: Line 22:
  
 Isso vai muito do gosto e necessidade de cada pessoa. Sempre vai ter aquela pessoa fanática por uma distro que vai te falar os prós sem falar os contras, assim como sempre haverá o que só fala os contras sem falar os prós. O fato é que no fim das contas é que você teste outras distribuições se não estiver contente com a sua. Instale uma máquina virtual (se seu hardware tiver um mínimo de desempenho para suportar isso), faça dual-boot (triplo, quadruplo, quantos puder) ou peça a opinião de conhecidos e desconhecidos. Isso vai muito do gosto e necessidade de cada pessoa. Sempre vai ter aquela pessoa fanática por uma distro que vai te falar os prós sem falar os contras, assim como sempre haverá o que só fala os contras sem falar os prós. O fato é que no fim das contas é que você teste outras distribuições se não estiver contente com a sua. Instale uma máquina virtual (se seu hardware tiver um mínimo de desempenho para suportar isso), faça dual-boot (triplo, quadruplo, quantos puder) ou peça a opinião de conhecidos e desconhecidos.
 +
 +===== Qual interface devo usar? =====
 +
 +A interface gráfica é uma escolha muito importante pois é a cara que você vai ver no seu sistema toda vez que for usá-lo. No mundo Linux cada distribuição costuma ter seu conjunto de interfaces gráficas "oficiais", mas é possível que você encontre outras interfaces disponíveis para a sua distribuição, mesmo que ela não seja "suportada" oficialmente. Portanto, talvez mais importante que a distribuição que você use seja testar as interfaces gráficas que você pode instalar nela. Não recomendamos julgar as distribuições pela interface gráfica padrão que elas apresentam, mas é muito importante que você veja se sua interface preferida é bem suportada na distribuição que você queira testar: pode ser uma experiência muito ruim utilizar uma distribuição que não dá um bom suporte à sua interface gráfica predileta, pior ainda se não for nem possível a instalação da sua interface.
 +
 +Algumas interfaces comuns:
 +  * XFCE
 +  * LXDE
 +  * LXQT
 +  * Cinnamon
 +  * KDE
 +  * Gnome
 +  * Trinity
 +  * MATE
 +  * Unity
 +  * IceWM
 +  * Fluxbox
 +  * Awesome
 +entre outras muitas
 +
 +OBS: Algumas distribuições possuem uma interface exclusiva, como o Zorin por exemplo, ou não é possível instalar outras interfaces, como o Puppy por exemplo.
 +OBS2: Algumas interfaces são altamente customizáveis, como no caso do XFCE. Muitas vezes as distribuições possuem uma customização padrão para aquela determinada interface, que pode ou não te agradar. Nesse sentido, não julgue nem a interface e nem a distribuição pelo modo como determinada interface gráfica aparece para você. Verifique se não consegue customizar a interface ao seu gosto. Exemplo: o XFCE no Debian costuma vir por padrão com a barra em cima e um painel embaixo, mas no Manjaro ele vem com a barra em baixo e um menu dinâmico, oferecendo funcionalidade melhor. É tudo questão de modificar ao seu gosto.
 +
 +  * Se você é um usuário iniciante, tente uma coisa mais clássica, como: XFCE, LXDE, LXQT, MATE, Cinnamon ou Trinity - Essas interfaces possuem uma cara um pouco mais parecida com tradicionais "Menu Iniciar". Zorin é uma opção também, mas só se você utilizar Zorin, que não é lá a distribuição mais recomendada do mundo.
 +
 +  * Se você procura uma interface diferente com muitas funcionalidades, tente Gnome, KDE ou Unity.
 +
 +  * Se você quer uma interface confiável bem consolidada, tente XFCE, Gnome ou KDE. São interfaces que estão ativas há muito tempo e são bem confiáveis.
 +
 +  * Se você procura uma interface leve, tente XFCE, LXDE, LXQT, Trinity, MATE, Cinnamon... Apesar que o Cinnamon é um pouco mais "pesado" nesse caso.
 +
 +  * Se você procura uma interface bem minimalista, tente IceWM, Fluxbox, Awesome
 +
 +  * Se você quer uma interface bem customizável, tente XFCE
  
 Abaixo vamos colocar alguns resumos do sistema e sua filosofia envolvida, com opiniões baseadas em experiências pessoais quando possível. A ordem das distribuições **NÃO REFLETEM** quaisquer tipo de ranking, portanto, recomendamos que leia sobre todas se estiver interessado. Abaixo vamos colocar alguns resumos do sistema e sua filosofia envolvida, com opiniões baseadas em experiências pessoais quando possível. A ordem das distribuições **NÃO REFLETEM** quaisquer tipo de ranking, portanto, recomendamos que leia sobre todas se estiver interessado.
Line 140: Line 174:
  
  
 +==== ZorinOS ====
 +ZorinOS é uma distribuição baseada em Ubuntu com uma interface exclusiva que tenta se aproximar das interfaces do Windows e do OSX (usuário pode trocar nas preferências). Compatível com pacotes .deb e com repositórios PPA do Ubuntu, possui muitos softwares já disponíveis, tem algumas ferramentas para facilitar para o usuário e é até promissor na sua missão de "ser fácil para usuários vindos do Windows" pela sua interface. Mas tem um contra muito forte: As versões não tem esquema para atualização de uma para a outra! A própria página do Zorin sugere que o upgrade é feito da seguinte forma: baixa a versão nova, grava num CD ou Pendrive, Faça backup dos seus arquivos, instale a versão nova, volte os seus arquivos do backup. Isso é basicamente dizer na sua cara que ele NÃO ATUALIZA DE VERSÃO!
 +
 +**Prós do Zorin**
 +  * Interface bem familiar para usuários vindos do Windows
 +  * Compatível com pacotes .deb
 +
 +**Contras do Zorin**
 +  * Não tem ferramenta para fazer atualização de versão! Se você instalar o Zorin, a cada atualização de versão você vai precisar fazer backup de todas suas coisas, reinstalar tudo e depois voltar suas coisas! Definitivamente, não, não use a menos que queira ter essa dor de cabeça ou opte por usar a partição /home separada da instalação do sistema para facilitar sua vida.
 ==== Gentoo ==== ==== Gentoo ====
 Gentoo é uma distribuição que preza muito pela customização e compatibilidade e desempenho do sistema. Há quem diga que um Gentoo bem configurado é muito mais rápido no quesito desempenho do que as outras distribuições, isso porque ele se baseia direto no código fonte dos programas que é compilado diretamente na máquina do usuário. Dessa forma o usuário pode escolher os mínimos detalhes que estarão no programa na hora de compilá-lo, deixando de lado tudo o que ele não irá utilizar para que o programa tenha um melhor desempenho. A comunidade que utiliza o Gentoo normalmente conhece muito do assunto e é bem ativa. Normalmente as versões do pacote são quase que as mais recentes possíveis, mais ou menos na mesma versão que aparece no Debian Unstable, com a diferença que o Gentoo é mais estável. Gentoo é uma distribuição que preza muito pela customização e compatibilidade e desempenho do sistema. Há quem diga que um Gentoo bem configurado é muito mais rápido no quesito desempenho do que as outras distribuições, isso porque ele se baseia direto no código fonte dos programas que é compilado diretamente na máquina do usuário. Dessa forma o usuário pode escolher os mínimos detalhes que estarão no programa na hora de compilá-lo, deixando de lado tudo o que ele não irá utilizar para que o programa tenha um melhor desempenho. A comunidade que utiliza o Gentoo normalmente conhece muito do assunto e é bem ativa. Normalmente as versões do pacote são quase que as mais recentes possíveis, mais ou menos na mesma versão que aparece no Debian Unstable, com a diferença que o Gentoo é mais estável.

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki