User Tools

Site Tools


dicas:ditroslinux

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Both sides previous revisionPrevious revision
Next revision
Previous revision
Last revisionBoth sides next revision
dicas:ditroslinux [2017-08-21 15:59] – [Linux Mint] alopesdicas:ditroslinux [2019-03-15 10:03] – external edit 127.0.0.1
Line 22: Line 22:
  
 Isso vai muito do gosto e necessidade de cada pessoa. Sempre vai ter aquela pessoa fanática por uma distro que vai te falar os prós sem falar os contras, assim como sempre haverá o que só fala os contras sem falar os prós. O fato é que no fim das contas é que você teste outras distribuições se não estiver contente com a sua. Instale uma máquina virtual (se seu hardware tiver um mínimo de desempenho para suportar isso), faça dual-boot (triplo, quadruplo, quantos puder) ou peça a opinião de conhecidos e desconhecidos. Isso vai muito do gosto e necessidade de cada pessoa. Sempre vai ter aquela pessoa fanática por uma distro que vai te falar os prós sem falar os contras, assim como sempre haverá o que só fala os contras sem falar os prós. O fato é que no fim das contas é que você teste outras distribuições se não estiver contente com a sua. Instale uma máquina virtual (se seu hardware tiver um mínimo de desempenho para suportar isso), faça dual-boot (triplo, quadruplo, quantos puder) ou peça a opinião de conhecidos e desconhecidos.
 +
 +===== Qual interface devo usar? =====
 +
 +A interface gráfica é uma escolha muito importante pois é a cara que você vai ver no seu sistema toda vez que for usá-lo. No mundo Linux cada distribuição costuma ter seu conjunto de interfaces gráficas "oficiais", mas é possível que você encontre outras interfaces disponíveis para a sua distribuição, mesmo que ela não seja "suportada" oficialmente. Portanto, talvez mais importante que a distribuição que você use seja testar as interfaces gráficas que você pode instalar nela. Não recomendamos julgar as distribuições pela interface gráfica padrão que elas apresentam, mas é muito importante que você veja se sua interface preferida é bem suportada na distribuição que você queira testar: pode ser uma experiência muito ruim utilizar uma distribuição que não dá um bom suporte à sua interface gráfica predileta, pior ainda se não for nem possível a instalação da sua interface.
 +
 +Algumas interfaces comuns:
 +  * XFCE
 +  * LXDE
 +  * LXQT
 +  * Cinnamon
 +  * KDE
 +  * Gnome
 +  * Trinity
 +  * MATE
 +  * Unity
 +  * IceWM
 +  * Fluxbox
 +  * Awesome
 +entre outras muitas
 +
 +OBS: Algumas distribuições possuem uma interface exclusiva, como o Zorin por exemplo, ou não é possível instalar outras interfaces, como o Puppy por exemplo.
 +OBS2: Algumas interfaces são altamente customizáveis, como no caso do XFCE. Muitas vezes as distribuições possuem uma customização padrão para aquela determinada interface, que pode ou não te agradar. Nesse sentido, não julgue nem a interface e nem a distribuição pelo modo como determinada interface gráfica aparece para você. Verifique se não consegue customizar a interface ao seu gosto. Exemplo: o XFCE no Debian costuma vir por padrão com a barra em cima e um painel embaixo, mas no Manjaro ele vem com a barra em baixo e um menu dinâmico, oferecendo funcionalidade melhor. É tudo questão de modificar ao seu gosto.
 +
 +  * Se você é um usuário iniciante, tente uma coisa mais clássica, como: XFCE, LXDE, LXQT, MATE, Cinnamon ou Trinity - Essas interfaces possuem uma cara um pouco mais parecida com tradicionais "Menu Iniciar". Zorin é uma opção também, mas só se você utilizar Zorin, que não é lá a distribuição mais recomendada do mundo.
 +
 +  * Se você procura uma interface diferente com muitas funcionalidades, tente Gnome, KDE ou Unity.
 +
 +  * Se você quer uma interface confiável bem consolidada, tente XFCE, Gnome ou KDE. São interfaces que estão ativas há muito tempo e são bem confiáveis.
 +
 +  * Se você procura uma interface leve, tente XFCE, LXDE, LXQT, Trinity, MATE, Cinnamon... Apesar que o Cinnamon é um pouco mais "pesado" nesse caso.
 +
 +  * Se você procura uma interface bem minimalista, tente IceWM, Fluxbox, Awesome
 +
 +  * Se você quer uma interface bem customizável, tente XFCE
  
 Abaixo vamos colocar alguns resumos do sistema e sua filosofia envolvida, com opiniões baseadas em experiências pessoais quando possível. A ordem das distribuições **NÃO REFLETEM** quaisquer tipo de ranking, portanto, recomendamos que leia sobre todas se estiver interessado. Abaixo vamos colocar alguns resumos do sistema e sua filosofia envolvida, com opiniões baseadas em experiências pessoais quando possível. A ordem das distribuições **NÃO REFLETEM** quaisquer tipo de ranking, portanto, recomendamos que leia sobre todas se estiver interessado.
Line 106: Line 140:
   * A versão baseada em Debian não recebe tanta atenção quanto deveria: atualizaram o Debian porém a base que eles se utilizam ainda é a versão anterior, com update prometido apenas para o próximo ano (2018)   * A versão baseada em Debian não recebe tanta atenção quanto deveria: atualizaram o Debian porém a base que eles se utilizam ainda é a versão anterior, com update prometido apenas para o próximo ano (2018)
   * A atualização do sistema pode causar problemas dependendo de como for feita. Por exemplo: atualização do gerenciador de janelas Cinnamon, se o sistema entrar em tela de descanso durante a atualização, pode deixar incompleta a atualização do sistema e deixar o usuário apenas com o terminal de linha de comando para resolver os problemas da atualização.   * A atualização do sistema pode causar problemas dependendo de como for feita. Por exemplo: atualização do gerenciador de janelas Cinnamon, se o sistema entrar em tela de descanso durante a atualização, pode deixar incompleta a atualização do sistema e deixar o usuário apenas com o terminal de linha de comando para resolver os problemas da atualização.
 +
 +
 +==== SolydXK ====
 +Primeiro nasceu o SolydK, que é uma distribuição baseada em Debian com ambiente gráfico KDE. A idéia do SolydK era ser uma alternativa ao Linux Mint Debian, que por padrão não tem a interface KDE. Quando o Linux Mint Debian também tirou a versão oficial com XFCE, a equipe do SolydK também resolveu soltar uma versão com XFCE e chamou de SolydX. Assim, a distribuição passou a ser SolydXK, com opção do SolydX e o SolydK.
 +A idéia é a mesma do Mint Debian: Um sistema estável e seguro baseado da sólida arquitetura do Debian, mas com ferramentas que facilitem o gerenciamento do computador para os usuários. Recentemente com a atualização do Debian para o Debian 9, em pouco tempo o pessoal já soltou a nova versão do SolydXK, mostrando que eles estão à frente do Linux Mint Debian que planeja lançar uma nova versão apenas em 2018.
 +
 +**Prós do SolydXK**
 +  * Baseado em Debian, uma das distribuições mais seguras e bem testadas
 +  * Grande número de pacotes compatíveis disponíveis
 +  * Ferramentas para gerenciamento do sistema no dia a dia para o usuário
 +
 +**Contras do SolydXK**
 +  * Baseado no Debian stable pode significar deixar os pacotes básicos um pouco mais defasados ao longo do tempo
  
  
Line 118: Line 165:
   * Comunidade grande, começou com objetivo de popularizar o Ubuntu para usuários e portanto é simples de instalar   * Comunidade grande, começou com objetivo de popularizar o Ubuntu para usuários e portanto é simples de instalar
   * Apesar da interface muito questionada, pessoas podem optar por uma das variantes que mais agrade   * Apesar da interface muito questionada, pessoas podem optar por uma das variantes que mais agrade
-  *  
  
-(continua)+**Contras do Ubuntu** 
 +  * Se ocorrer algum problema na atualização, provavelmente você ficará apenas com um terminal para resolver seu problema. Aconteceu conosco com muitos computadores, o que nos fez procurar outras distribuições mais confiáveis 
 +  * Se o Ubuntu quiser mudar a cara dele daqui a 6 meses, você será afetado e não terá como reclamar... É o que aconteceu com o controverso Unity. 
 +  * Se você quiser não atualizar com frequência, use uma versão LTS e aguente os pacotes que serão mais ou menos mantidos por 2 anos... Se você usar uma versão normal, o seu suporte de segurança dura muito pouco (não chega a 1 ano). 
 +  * Não pula versões com segurança. É muito arriscado pular de uma versão para a outra sem passar por todas intermediárias (a menos que seja de uma LTS para outra LTS) 
 +  * É questionado por utilizar resultados com propaganda nas suas buscas locais 
 + 
 + 
 +==== ZorinOS ==== 
 +ZorinOS é uma distribuição baseada em Ubuntu com uma interface exclusiva que tenta se aproximar das interfaces do Windows e do OSX (usuário pode trocar nas preferências). Compatível com pacotes .deb e com repositórios PPA do Ubuntu, possui muitos softwares já disponíveis, tem algumas ferramentas para facilitar para o usuário e é até promissor na sua missão de "ser fácil para usuários vindos do Windows" pela sua interface. Mas tem um contra muito forte: As versões não tem esquema para atualização de uma para a outra! A própria página do Zorin sugere que o upgrade é feito da seguinte forma: baixa a versão nova, grava num CD ou Pendrive, Faça backup dos seus arquivos, instale a versão nova, volte os seus arquivos do backup. Isso é basicamente dizer na sua cara que ele NÃO ATUALIZA DE VERSÃO! 
 + 
 +**Prós do Zorin** 
 +  * Interface bem familiar para usuários vindos do Windows 
 +  * Compatível com pacotes .deb 
 + 
 +**Contras do Zorin** 
 +  * Não tem ferramenta para fazer atualização de versão! Se você instalar o Zorin, a cada atualização de versão você vai precisar fazer backup de todas suas coisas, reinstalar tudo e depois voltar suas coisas! Definitivamente, não, não use a menos que queira ter essa dor de cabeça ou opte por usar a partição /home separada da instalação do sistema para facilitar sua vida. 
 +==== Gentoo ==== 
 +Gentoo é uma distribuição que preza muito pela customização e compatibilidade e desempenho do sistema. Há quem diga que um Gentoo bem configurado é muito mais rápido no quesito desempenho do que as outras distribuições, isso porque ele se baseia direto no código fonte dos programas que é compilado diretamente na máquina do usuário. Dessa forma o usuário pode escolher os mínimos detalhes que estarão no programa na hora de compilá-lo, deixando de lado tudo o que ele não irá utilizar para que o programa tenha um melhor desempenho. A comunidade que utiliza o Gentoo normalmente conhece muito do assunto e é bem ativa. Normalmente as versões do pacote são quase que as mais recentes possíveis, mais ou menos na mesma versão que aparece no Debian Unstable, com a diferença que o Gentoo é mais estável. 
 +A dificuldade vem por conta da configuração: São inúmeras opções de configuração que fica toda a cargo do usuário. Há ótimos guias na comunidade do Gentoo que ensinam não só para o Gentoo, mas ensinam o básico do  básico do Linux em geral. Os conhecimentos adquiridos ao se instalar um Gentoo aumentam muito o conhecimento em todas outras distribuições. 
 + 
 +**Prós do Gentoo** 
 +  * Altamente customizável 
 +  * Talvez o melhor desempenho se estiver bem configurado 
 +  * Pacotes mais recentes com grande estabilidade 
 + 
 +**Contras do Gentoo** 
 +  * Pode ser muito complicado para instalar para quem não tem conhecimento pouco mais aprofundado 
 +  * Instalação bem complicada. Normalmente é necessário seguir o guia passo a passo e configurar muitas opções manualmente 
 +  * Você talvez tenha dificuldade em fazer funcionar programas que não sejam de código fonte aberto, não porque não rode, mas porque não tenha sido empacotado de jeito fácil por alguém 
 + 
 + 
 +==== Sabayon ==== 
 +Sabayon é uma distribuição baseada em Gentoo, sendo uma das várias tentativas de tornar o Gentoo uma distribuição mais amigável, sem perder todo o poder do Gentoo. Ele possui um gerenciador de pacotes próprio para facilitar a instalação de programas, e algumas pré-compilações próprias em cima dos pacotes do Gentoo. O que parece muito prático é que muitos pacotes já estão lá no repositório base, não precisando adicionar repositórios de terceiros. 
 + 
 +**Prós do Sabayon** 
 +  * É bem rápido, utiliza pacotes recentes e possui ferramentas que facilitam o gerenciamento pelo usuário 
 +  * Possui muitos pacotes já nas bases do repositório dele 
 +  * É uma distribuição com humor! As frases de mensagem do sistema normalmente são escritas com linguagem mais coloquial, algumas até com trocadilhos ou piadinhas. 
 +  * O sistema é bem "verboso", explicando muito das coisas que ele está fazendo por exemplo durante um update do sistema. Com letras coloridas para destacar o que é comentário e o que é código, fica fácil o usuário entender o que o sistema está fazendo exatamente 
 + 
 +**Contras do Sabayon** 
 +  * Já tivemos problema com um pacote que não era pré-compilado com uma opção que precisávamos utilizar. Nesse caso foi extremamente difícil fazer o programa funcionar da maneira que precisávamos. 
 +  * Parte dos pacotes ainda precisa ser compilada na máquina do usuário. Apesar de ter ferramentas que automatizam isso como o Gentoo, o tempo de espera pode aumentar bastante. 
 +  * Os pacotes são um pouco diferentes dos mais conhecidos .deb e .rpm, pode ser um pouco mais complicado de achar algum software muito específico e incomum, apesar de ter muito mais pacotes que o normal em seus repositórios. 
 + 
 + 
 +==== Arch Linux ==== 
 +Arch Linux é uma distribuição que segue a filosofia KISS - Keep It Simple, Stupid!. A idéia das distribuições que seguem essa filosofia é ter um sistema bem claro para o usuário da forma mais simples. É altamente customizável e o guia de instalação, assim como no Gentoo, é essencial para a instalação inicial. No Arch Linux, toda configuração do sistema base é feita pelo usuário, apoiado por uma ótima documentação que explica todo passo a passo e as opções disponíveis. É um sistema no geral bem rápido que também é do tipo "Rolling" assim como o Gentoo, Sabayon e openSUSE, tentando sempre estar com as novidades em dia. Também há um repositório da comunidade, onde se pode conseguir ajuda para instalar programas Linux que não fazem parte da lista oficial de pacotes. Isso vai desde pacotes que foram portados pela comunidade até "receitas de bolo" automatizadas de compilação do código fonte, feitas pela comunidade. 
 + 
 +**Prós do Arch Linux** 
 +  * Comunidade muito presente e bem documentado. Muitas vezes ao buscar soluções para problemas de Linux em geral, você acaba caindo em uma solução com uma explicação dos fóruns do Arch. 
 +  * Bem customizado, você acaba conhecendo o que tem e como opera o seu sistema 
 +  * Veloz por conter o mínimo necessário 
 +  * Muitas soluções da comunidade acessíveis 
 + 
 +**Contras do Arch Linux** 
 +  * Assim como o Gentoo, depende que o usuário tenha paciência para ler o tutorial do passo a passo da instalação 
 +  * Nem todos os pacotes da comunidade irão funcionar. Alguns pacotes podem ter aparecido, mas como o sistema é constantemente atualizado, pode ser que quebre com o tempo se o responsável não mantiver ele compatível com as últimas atualizações 
 +  * Algumas pessoas reclamam que ele pode "quebrar" após algumas atualizações 
 + 
 + 
 +==== Manjaro ==== 
 +Baseado no Arch Linux, o Manjaro é uma distribuição também "Rolling" que tem como ideia facilitar o uso do Arch, deixando o ambiente pré-configurado para o usuário. Basicamente é um Arch já customizado que inclui diversas ferramentas que servem de suporte para o usuário mexer no seu sistema. 
 + 
 +**Pros do Manjaro** 
 +  * A mesma qualidade do Arch Linux, sem a necessidade de configurá-lo completamente 
 +  * Já tem diversas ferramentas para facilitar o dia a dia 
 + 
 +**Contras do Manjaro** 
 +  * Ele já vem pré-configurado da maneira deles, acaba perdendo o charme do Arch Linux um pouco 
 +  * Algumas coisas pré-configuradas dele podem não funcionar do jeito que deveriam 
 + 
 + 
 +==== Antergos ==== 
 +Baseado no Arch Linux, o Antergos é uma distribuição também "Rolling" que tem como ideia facilitar o uso do Arch, deixando o ambiente pré-configurado para o usuário. Basicamente é um Arch já customizado que inclui diversas ferramentas que servem de suporte para o usuário mexer no seu sistema. 
 + 
 +**Pros do Antergos** 
 +  * A mesma qualidade do Arch Linux, sem a necessidade de configurá-lo completamente 
 +  * Já tem diversas ferramentas para facilitar o dia a dia 
 + 
 +**Contras do Antergos** 
 +  * Ele já vem pré-configurado da maneira deles, acaba perdendo o charme do Arch Linux um pouco 
 +  * Algumas coisas pré-configuradas dele podem não funcionar do jeito que deveriam 
 + 
 + 
 + 
 +==== Fedora ==== 
 +O Fedora é uma distribuição que originou-se mais ou menos com o mesmo propósito do openSUSE: ser um teste aberto para pacotes que depois integrariam um sistema comercial, nesse caso, o Red Hat. A diferença hoje em dia é talvez um pouco maior, pois o openSUSE é mais voltado ao usuário final e possui grande contribuição tanto da comunidade como da equipe do SUSE Enterprise. Já o Fedora continua mais como um teste aberto do Red Hat, onde a comunidade pode testar pacotes que possam ser integrados no Red Hat. 
 + 
 +**Prós do Fedora** 
 +  * É uma distribuição com bastantes atualizações e novidades 
 + 
 +**Contras do Fedora** 
 +  * Utiliza pacotes RPM e é um pouco mais voltado a pacotes com código fonte aberto. Instalar pacotes de código não aberto pode ser um pouco mais difícil de encontrar. 
 + 
 + 
 +==== CentOS ==== 
 +CentOS é um parente muito próximo do Fedora. A grande diferença é que o CentOS não é um teste para o Red Hat, mas sim um sistema independente feito em cima do código fonte compilado do Red Hat! Apesar de ser uma distribuição comercial, o Red Hat libera o código fonte gratuitamente. É aí que o CentOS pega o código e recompila o sistema todo, lançando seus pacotes para os usuários. 
 + 
 +**Prós do CentOS** 
 +  * Se utiliza do código fonte de uma distribuição comercial reconhecida 
 +  * Estável e compatível com o Red Hat - muitos programas que funcionam no Red Hat também funcionam no CentOS 
 + 
 +**Contras do CentOS** 
 +  * É uma distribuição mais voltada para servidor, sendo assim, não possui pacotes tão recentes. 
 + 
 + 
 + 
 +==== Puppy Linux ==== 
 +O Puppy Linux (e todas suas variantesé uma distribuição feita para ser muito leve e rodar diretamente de um CD/Pendrive. Mesmo em computadores antigos, há possibilidade de se usar o sistema com extrema velocidade, muitas vezes dando a impressão de que o computador antigo é mais rápido que um computador moderno com uma instalação convencional. Há a possibilidade de se instalar também em um HD ou SSD, mas o charme da distribuição é poder levar com você para qualquer lugar: use o seu sistema onde estiver. 
 +É possível que seja uma boa distribuição para instalar como opção Dual-Boot em notebooks, uma vez que também economiza bateria por não gastar tanto processamento... pode ser uma boa alternativa para aquela usadinha rápida do computador. 
 +Há diversas variantes desta distribuição, algumas feitas para ter compatibilidade com pacotes de outros sistemas, como por exemplo pacotes de Debian ou Slackware. Outras variantes possuem um propósito bem definido, como por exemplo o Puppy Arcade que é feito para jogar emuladores. 
 + 
 +**Prós do Puppy Linux** 
 +  * Rápido, muito rápido. O sistema carrega inteiro na memória RAM e os tempos de acesso são ótimos mesmo em computadores velhos. 
 +  * Leve com você para onde quiser se instalar em um CD ou Pendrive. Se for um CD regravável, você pode até salvar suas preferências e configurações, criando sessões no mesmo CD 
 +  * Use como alternativa em notebooks para fazer coisas rápidas sem consumir muita bateria.
  
 +**Contras do Puppy Linux**
 +  * É uma distribuição que é feita mais para ser usada como é. As suas ferramentas exclusivas são simples e objetivas, porém não dão muita margem para customização.
 +  * Apesar de algumas variantes terem compatibilidade com certas distribuições, nem todos os pacotes vão rodar
 +  * São diversas variantes além das oficiais. Algumas delas podem nem funcionar no seu hardware, o que pode desmotivar usuários novos que estejam testando.
  
  
 +(sugestões de outras distribuições)

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki