User Tools

Site Tools


tutoriais:postagens_falsas_no_facebook_e_outras_redes_sociais

Postagens falsas no Facebook e outras redes sociais

Então gente, mais um “golpe na praça”

Para quem não sabe, todas aquelas páginas que por algum motivo você já deu um curtir, se aquela página fizer uma postagem do tipo “patrocinada”, ou seja, eles pagarem para o Facebook para divulgar, o que o facebook faz é que as pessoas que deram curtir na página eventualmente irão aparecer como “curtiu a postagem da página”.

Muitos só se tocam disso quando eventualmente alguém vai lá e critica a pessoa por “curtir” alguma coisa estranha. Eu mesmo tenho um amigo que curtiu a página da FAM por alguma razão e vira e mexe aparece que ele curtiu alguma coisa relacionada ao Palmeiras, e nem palmeirense ele é. Uma prima e mais um monte de gente vira e mexe aparece como “Curtiu BBB 16”, sendo que ela nem gosta, mas eventualmente ela clicou like em alguma coisa que eventualmente virou um like na página e qualquer coisa patrocinada que a página colocar vai aparecer como propaganda na timeline dos amigos dela.

Maaaaas, explicada essa parte (em resumo, NUNCA curta alguma página só porque pediram pra você curtir, seja seletivo pois essa página eventualmente estará usando seu like pra fazer propaganda dela usando seu nome), vem a nova coisa que vou chamar de “Postagem autorizada não conhecida” (deve ter algum termo técnico, mas não conheço)

Funciona assim: você vê alguém postar um link/notícia, qualquer coisa e quer ver o que é. Nesse link vai abrir uma página com a notícia e tal, mas vai aparecer pra você um famoso “captcha”, uma imagem pra você digitar, para liberar a notícia. O truque é: A URL contém um endereço que já ativa um código na página que vai tentar postar no seu facebook, assim como diversas páginas já tem o botão “compartilhar no facebook, twitter, etc”. Só que, o captcha na verdade é um redirecionamento do captcha do facebook que você vai colocar e vai autorizar a página a compartilhar sua notícia, em resumo, Para ler a notícia eles acabam te empurrando para postar na sua timeline aquele mesmo link!

Assim, mais pessoas visitarão a página, mais pessoas vão compartilhar o link (sem saber) e mais dinheiro o dono da página vai fazer com a publicidade que vai conseguir. E tudo o que ele precisou fazer foi fazer uma “headline” da notícia que chamasse atenção, ter um conteúdo qualquer (que pode ser verdadeiro ou não só pra encher linguiça) e dar um jeito na página de redirecionar o código do captcha do facebook pra você como se fosse um captcha da própria página só pra liberar a notícia!

Como descobri isso? Um amigo que pouco posta disse que ia sair do facebook, ia manter apenas as finalidades de mensagens diretas. E aí de repente lá está o facebook dele postando um link aleatório de notícia, do tipo de notícia que ele leria, mas num tipo de site estranho que ele não frequentaria…

Assim, cuidado onde você clica, o que você curte e que captcha você responde.

tutoriais/postagens_falsas_no_facebook_e_outras_redes_sociais.txt · Last modified: 2016-04-19 14:57 by alopes